Carnaval

Aplicativo promete facilitar vida dos foliões no Rio; conheça

Cidade terá 456 blocos de rua este ano

Os desfiles dos megablocos terão o circuito de desfiles no centro, para dar mais a logística na hora de dispersão
Os desfiles dos megablocos terão o circuito de desfiles no centro, para dar mais a logística na hora de dispersão |  Foto: Fernando Maia / Riotur
 

Um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura do Rio promete ajudar os foliões que forem curtir os 456 blocos de rua no carnaval deste ano. A novidade foi anunciada em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19). 

A organização desse ano será um recorde de estrutura que contará com 34 mil banheiros químicos no trajeto, além de oito postos médicos espalhados pelo itinerário, reforço da Polícia Militar e também treinamento e kit adequado para os vendedores autônomos. 

Neste ano, a prefeitura realizou alguns ajustes nos locais de organização dos desfiles para que não atrapalhe a mobilização da cidade. Assim como diminuiu a quantidade de blocos na Zona Sul e migrou para outros bairros das Zonas Norte e Oeste. 

Os desfiles dos megablocos (Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta, Monobloco, Chora me Liga e Carrossel de Emoções) terão o circuito de desfiles no centro, para dar mais a logística na hora de dispersão.

Para facilitar a folia, a Riotur irá disponibilizar um novo app chamado “Bloco de Rua do Rio de Janeiro” e a intenção é trazer mais mobilidade e acessibilidade para os foliões.

O aplicativo estará disponível a partir da próxima terça-feira (24) nas lojas digitais Apple Store e Play Store, para iPhone e Android, respectivamente.

O aplicativo está em fase de testes, mas será preparado com total acessibilidade. Terá avatar, aumento de tela, imagem descritiva, filtros necessários para cada região, data e calendário atualizado. Além disso, o app também terá três línguas para auxiliar no turismo local e externo. 

Brenno Carnevale, secretário Municipal de Ordem Pública
Brenno Carnevale, secretário Municipal de Ordem Pública |  Foto: Péricles Cutrim
    
A gente se preparou, se organizou, muita troca diária. A gente fala internamente que vai ser o carnaval mais catártico. A população está esperando esse momento Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública do Rio
  

Dez mil vendedores autônomos cadastrados, identificados com colete, receberão treinamento da Riotur para atuar nos blocos.

Outro ponto de destaque é a questão de limpeza da cidade, a intenção vai além de colocar 34 mil banheiros químicos espalhadas pela cidade, com 10% específicos para Pessoas com Deficiência.

Também haverá carros pipa para limpeza da cidade, sanitizador costal, e varredeiras automáticas para que aconteça a limpeza rápida na cidade. Para aqueles que tentarem urinar na rua, a multa será em torno de R$ 250.

A estrutura para manter a limpeza do Rio também apostará em postos de reciclagem, com contêineres espalhados pelos blocos com uma estrutura separada para cada tipo de bloco.

“Maior estrutura de reciclagem do carnaval, pois a ideia é de um carnaval mais reciclável”, afirmou Flávio Lopes, presidente da Comlurb.

Serão instalados por toda a cidade painéis de LED para orientação do trânsito; 15 pontos de venda de bebidas e similares; 30 postos de abastecimento móveis para os vendedores autônomos; 480 metros lineares de grades para operação de cercamento do Túnel Marcelo Alencar; 12 veículos tipo pick-ups darão apoio da operação dos órgãos da Prefeitura, contribuindo na coordenação e fiscalização do Carnaval de Rua;  200 contêineres de 240 litros com 75 mil sacos plásticos de lixo de 150 litros; e 300 grades para operação da CET-Rio. 

< BBB23: Marido de Fred Nicácio reage a beijo em Gabriel Santana Preso assessor de deputado estadual acusado de ser terrorista <